sexta-feira, 22 de março de 2024

[Agricultura] Seleção de textos inspirados

 

Um ramo de trabalho elevado

"Os pais devem ensinar os filhos para se empenharem com eles em seus ofícios e ocupações. Não devem os lavradores pensar ser a agricultura uma ocupação que não é suficientemente elevada para seus filhos. A agricultura deve ser melhorada pelo conhecimento científico." OC 230.2

"Nenhum ramo do trabalho manual é mais valioso do que a agricultura. Um esforço maior deve fazer-se a fim de criar e incentivar o interesse nos trabalhos da agricultura. Chame o professor a atenção para o que diz a Bíblia sobre a agricultura: Que cultivar a terra era o plano de Deus para com o homem; que ao primeiro homem, o governador do mundo inteiro, foi dado um jardim a cultivar; e que muitos dos maiores vultos do mundo, a verdadeira nobreza deste, foram cultivadores do solo. Mostrai as oportunidades de uma vida tal." OC 230.4


A agricultura tem sido considerada inútil

"O povo diz que o solo não compensa o trabalho que nele se faz, e muitos deploram a triste sorte dos que o cultivam. Mas assumissem pessoas com a devida habilidade a direção desse ramo de trabalho, e estudassem o solo, aprendendo como plantar, cultivar e fazer a colheita, e ver-se-iam mais animadores resultados. Muitos dizem: “Já experimentamos a agricultura e sabemos quais os resultados”, no entanto essas mesmas pessoas precisam saber como cultivar o solo e aplicar a ciência em seu trabalho. A relha de seus arados deve fazer sulcos mais profundos, mais amplos, e precisam aprender que ao cultivar o solo não necessitam tornar-se de natureza comum e rude. ... Aprendam a lançar a semente no devido tempo, a dar atenção à vegetação e a seguir o plano que Deus determinou." OC 230.3

"Tenho escrito extensamente com referência aos estudantes que dedicam um tempo exageradamente longo à aquisição de uma educação; espero, porém, não ser mal compreendida quanto ao que é educação essencial. Não quero dar a entender que se deve fazer um trabalho superficial, como se ilustra pela forma em que se costumava cultivar a terra em certas partes da Austrália. Só se introduzia o arado algumas polegadas na terra, o solo não era preparado para a sementeira, e a colheita era escassa, correspondendo, portanto, à preparação superficial da terra." FEC 368.1


Necessidade de bons métodos

"É necessário inteligência e esmerada aptidão para idealizar os melhores métodos na agricultura, na construção ou em qualquer outro ramo, a fim de que o obreiro não trabalhe em vão. [...] O Deus que fez o mundo para benefício do homem proverá da terra recursos para sustentar o trabalhador diligente." JMM 224.4

"É necessário inteligência e esmerada aptidão para idear os melhores métodos na agricultura, na construção ou em qualquer outro ramo, a fim de que o obreiro não trabalhe em vão." FEC 315.4

"Têm de ser feitos esforços pessoais na agricultura. Há o arar e o tornar a arar. Têm de ser introduzidos implementos, e a habilidade humana precisa usá-los. A semente tem de ser lançada na estação certa. Precisam ser observadas as leis que controlam a sementeira e a colheita, pois do contrário não haverá colheita." EDD 288.5


Tesouros extraídos do cultivo do solo

"No cultivo do solo o obreiro ponderado descobrirá que se apresentam diante dele tesouros de que pouco suspeitava. Ninguém poderá ser bem-sucedido na agricultura ou na jardinagem, sem a devida atenção às leis envolvidas nestes trabalhos. Devem ser estudadas as necessidades especiais de cada variedade de planta. Variedades diferentes requerem solo e cultura diferentes; e conformidade  com as leis que regem cada uma dessas variedades é a condição para o êxito." Ed 111.3

"A semente lançada no solo devidamente preparado produzirá seu resultado. Deus pode preparar uma mesa para Seu povo no deserto. [...] Há muitas queixas acerca da improdutividade do solo; entretanto, se os homens lessem as Escrituras do Antigo Testamento, veriam que o Senhor conhece muito melhor do que eles o que se refere ao apropriado cultivo da terra. Depois de haver cultivado durante vários anos certas porções do terreno e de haver obtido seus tesouros, se deve conceder-lhes descanso." JMM 224.5


O ABC da educação

"O estudo no ramo da agricultura deve ser o ABC da educação dada em nossas escolas. Esse deve ser justo o primeiro trabalho a iniciar. Nossas escolas não devem depender de produtos importados quanto a verduras e cereais, e às frutas tão essenciais à saúde. Nossos jovens precisam ser instruídos acerca de derrubar árvores e de cultivar o solo, da mesma maneira que nos ramos literários. Devem ser indicados vários professores para superintender certo número de alunos em seu trabalho, e trabalhar com eles. Assim os próprios mestres aprenderão a desempenhar-se de responsabilidades como portadores de encargos. Por esta forma, alunos aptos devem também ser preparados para se desempenhar de responsabilidades, e colaborar com os mestres. Todos se devem aconselhar juntamente quanto aos melhores métodos de levar avante a obra." CE 165.2


Nossas escolas devem ensinar a agricultura

"Nossas escolas poderiam auxiliar eficazmente na colocação de multidões destituídas de emprego. Milhares de seres desamparados e famintos, cujo número diariamente engrossa as fileiras dos criminosos, poderiam obter a manutenção própria em uma vida feliz, saudável, independente, se fossem guiados em trabalho hábil e diligente no cultivo da terra." MCP1 367.2

"Houvessem nossas escolas estimulado o trabalho na agricultura, apresentariam agora um quadro inteiramente diverso. Não haveria tão grande desânimo. As influências contrárias estariam superadas e seriam diferentes as condições financeiras. Quanto aos estudantes, o trabalho seria bem aceito; e, como todo o maquinismo humano seria proporcionalmente exercitado, se desenvolveria maior resistência física e mental. Mas as instruções que ao Senhor quis dar foram tão frouxamente aplicadas, que os obstáculos não têm sido vencidos." T6 177.2

"O natural e o espiritual devem ser associados nos estudos de nossas escolas. As atividades da agricultura ilustram as lições bíblicas." MCP1 193.2


Agricultura e outras habilidades no currículo

"Os estudantes se acham em nossas escolas a fim de receberem especial preparo para se relacionarem com todos os ramos de serviço, de modo que, se houverem de sair como missionários, contem consigo mesmos e sejam capazes, por meio de sua aprimorada habilidade, de se proverem com os necessários recursos. Sejam homens ou mulheres, devem aprender a remendar, lavar e manter as próprias roupas em ordem. Devem poder cozinhar suas refeições. Estar familiarizados com a agricultura e serviços mecânicos. Assim poderão diminuir suas despesas e, por seu exemplo, incutir princípios de economia e parcimônia. Tais lições serão melhor ensinadas onde se exercita conscienciosamente a economia em tudo." CE 194.2


Rotina escolar: devoção, estudo e trabalho

"Toda instituição de ensino deve tomar providências para o estudo e a prática da agricultura e as artes mecânicas. Devem ser empregados professores competentes para instruir os jovens nas diversas atividades industriais, bem como nos diferentes ramos de estudo. Enquanto uma parte de cada dia é dedicada ao progresso intelectual, dedique-se um tempo determinado ao trabalho físico e uma porção conveniente de tempo às práticas devocionais e ao estudo das Escrituras." FEC 72.4


Teoria e prática, professores e estudantes juntos

"No estudo da agricultura, dê-se aos alunos não somente a teoria mas também a prática. Enquanto aprendem o que a ciência pode ensinar em relação à natureza e preparo do solo, o valor dos diferentes produtos, e os melhores métodos de produção, ponham eles em prática seus conhecimentos. Participem os professores do trabalho com os estudantes e mostrem quais os resultados que se podem alcançar com o esforço hábil e inteligente. Assim pode despertar-se genuíno interesse, aspiração por fazer o trabalho da melhor maneira possível. Tal ambição, juntamente com o efeito vigorante do exercício, luz solar, ar puro, criarão pelo trabalho agrícola um amor que determinará em muitos jovens sua escolha de ocupação. Poder-se-iam assim despertar influências que muito fariam em mudar a onda migratória que ora tão fortemente se encaminha para as cidades." Ed 219.2


Agricultura e trabalho missionário

"Os agricultores cristãos podem fazer um verdadeiro trabalho missionário em ajudar os pobres a encontrar um lar no campo, e ensinar-lhes a lavrar o solo e torná-lo produtivo. Ensinai-os a servir-se dos instrumentos de agricultura, a cultivar as várias plantações, a formar pomares e cuidar deles." BS 197.5

"Deus seria glorificado se viessem para este país homens de outras partes, que tenham adquirido inteligente noção da agricultura e que, por preceito e exemplo, ensinem as pessoas a cultivar a terra para que produza abundantes riquezas. Há necessidade de homens que ensinem outros a arar e a fazer uso dos implementos da agricultura. Quem serão os missionários para realizar essa obra e para ensinar métodos adequados aos jovens e a todos os que se sentem dispostos e bastante humildes para aprender? Se alguns não querem que se lhes deem ideias melhores, sejam as lições dadas silenciosamente, mostrando o que se pode fazer formando pomares e plantando cereais; que a colheita fale com eloquência em favor de corretos métodos de trabalho. Dirigi uma palavra a vossos vizinhos quando puderdes fazê-lo, prossegui no cultivo de vosso próprio terreno, e isso educará." FEC 324.2


Independência real do sistema financeiro

"Aquele que ganha a sua vida pela agricultura escapa de muitas tentações e frui inúmeros privilégios e bênçãos negados àqueles cujo trabalho é nas grandes cidades. E  nestes dias dos colossais monopólios e rivalidade comercial, poucos há que desfrutam de uma independência tão real e de tão grande certeza de bons rendimentos de seu trabalho, como o cultivador do solo." OC 230.5


Agricultura nos hospitais e escolas

"O Senhor permitiu que o fogo consumisse os principais edifícios da Review and Herald e do hospital, e dessa maneira removeu a maior objeção apresentada contra a mudança de Battle Creek. Era Seu desígnio que em lugar de reconstruir o mesmo grande edifício, nosso povo criasse instituições em vários lugares. Essas clínicas menores deveriam ter sido estabelecidas onde se pudesse conseguir terra para fins de agricultura. É plano de  Deus que a agricultura esteja relacionada com a obra de nossos hospitais e escolas. Nossos jovens precisam da educação que deve ser alcançada por essa espécie de trabalho. É bom, e mais do que bom — é indispensável — que se façam esforços para levar avante o plano de Deus nesse sentido." T8 227.3


Educação agrícola e prevenção a desequilíbrios mentais

"Deveriam ter sido tomadas providências nas gerações passadas para uma obra educacional em maior escala relacionados com as escolas, deveria ter havido estabelecimentos de manufatura e de agricultura, como também professores de trabalhos domésticos. E uma parte do tempo diário deveria ter sido dedicada ao trabalho, de modo que as faculdades físicas e mentais pudessem exercitar-se igualmente. Se as escolas se houvessem estabelecido de acordo com o plano que mencionamos, não haveria agora tantas mentes desequilibradas." CE 23.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário