segunda-feira, 10 de novembro de 2025

DE IMPERADOR A AGRICULTOR

 

Diocleciano foi o primeiro dos imperadores romanos a abdicar voluntariamente, em 305 d.C. Em seu retiro, em Salona (atual Split, Croácia), dedicou-se ao cultivo de vegetais, especialmente repolhos.

Quando Maximiano e Galério lhe pediram para reassumir o império, ele recusou como se repelisse uma peste: "Se pudésseis ver em Salona os vegetais plantados por minhas próprias mãos, jamais consideraríeis adequado que eu voltasse ao império.” Sextus Aurelius Victor. Epitome de Caesaribus, 39.6

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

CONGRESSO DO ESPÍRITO DE PROFECIA

 

Neste fim de semana, celebramos em nossa igreja o Congresso do Espírito de Profecia. O orador foi o palestrante e escritor Leandro Dalla. Caso você não tenha assistido às palestras, saiba que estão disponíveis no canal do pregador. Aproveito para lhes convidar a se inscreverem no canal, e a curtir os vídeos para que cheguem a mais irmãos. Seguem os links:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

No sábado à tarde, inauguramos o Minicentro Ellen G. White de nossa igreja. Na ocasião, contamos com a participação do Pr. Iran, departamental de Publicações e Espírito de Profecia da AES. Agradecemos a todos os que participaram desse congresso. Deus abençoe a todos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A FEITIÇARIA MODERNA

O próprio nome de feitiçaria é hoje tido em desdém. A pretensão de que os homens podem entreter comunicações com os espíritos maus é considerada como fábula da Idade Média. O espiritismo, porém, que conta centenas de milhares, e na verdade, milhões de adeptos, que teve ingresso nos centros científicos, invadiu igrejas e alcançou favor nas corporações legislativas e mesmo nas cortes reais, esse grande engano — não é senão o reaparecimento, sob novo disfarce, da feitiçaria condenada e proibida na antiguidade. GC 556.2

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

DEVEMOS VISITAR JERUSALÉM?

A moderna Jerusalém com o terceiro Templo reconstruído: sonho que não se realizará.

Foram-me indicados então alguns que estão em grande erro de crer que é seu dever ir à antiga Jerusalém, entendendo que têm uma obra a fazer ali antes que o Senhor venha. Tal opinião é de molde a afastar a mente e o interesse da presente obra do Senhor, sob a mensagem do terceiro anjo, pois os que pensam que devem não obstante ir a velha Jerusalém terão sua mente posta ali, e os seus recursos serão tirados da causa da verdade presente para permitir a eles e outros estar ali. Vi que tal missão não realizaria nenhum bem real, que levaria um bom espaço de tempo para levar alguns judeus a se tornarem crentes mesmo na primeira vinda de Cristo, quanto mais no Seu segundo advento. Vi que Satanás havia enganado sobremodo alguns neste ponto e que as almas a todo redor deles, neste país, poderiam ser ajudadas por eles e levadas a guardar os mandamentos de Deus, mas foram, deixando-as perecer. Vi também que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída, e que Satanás estava fazendo o máximo para levar a mente dos filhos do Senhor para essas coisas agora, no tempo do ajuntamento, impedindo-os de dedicar todo o seu interesse à presente obra do Senhor, levando-os assim a negligenciarem a necessária preparação para o dia do Senhor. PE 75.2

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

A TRAVESSIA DO JORDÃO

 

No momento adequado, iniciou-se o movimento para a frente, indo a arca na vanguarda, aos ombros dos sacerdotes. Determinara-se ao povo ficar mais atrás, de modo que houvesse um espaço vazio de cerca de um quilômetro em redor da arca. Todos, com profundo interesse, estavam atentos ao avançarem os sacerdotes para a margem do Jordão. Viram-nos com a arca sagrada a moverem-se com firmeza para a frente, em direção à corrente encapelada, até que se mergulharam na água os pés dos portadores. Subitamente a correnteza estancou-se do lado de cima, enquanto a torrente continuou a fluir do lado de baixo; e o leito do rio ficou descoberto. PP 353.2

Ao mando divino os sacerdotes avançaram para o meio do canal, e ali ficaram de pé, enquanto descia a hoste inteira, e atravessava para o lado oposto. Assim impressionou as mentes de todo o Israel o fato de que o poder que deteve as águas do Jordão foi o mesmo que abrira o Mar Vermelho a seus pais, quarenta anos antes. Quando todo o povo havia passado, a arca mesma foi levada para a margem ocidental. Mal alcançara esta um lugar seguro, “e as plantas dos pés dos sacerdotes se puseram em seco” (Josué 4:18), as águas represadas, sendo soltas, arremeteram-se para baixo, como uma inundação irresistível, no canal natural da torrente. PP 353.3

terça-feira, 14 de outubro de 2025

DANIEL NA COVA DOS LEÕES

"Da história do livramento de Daniel podemos aprender que em tempos de provação e tristeza, os filhos de Deus devem ser precisamente o que eram quando suas perspectivas brilhavam de esperança e estavam cercados de tudo o que poderiam desejar. Daniel na cova dos leões foi o mesmo Daniel que esteve perante o rei como o principal entre os ministros de Estado e como profeta do Altíssimo. Um homem cujo coração se firme em Deus será na hora de sua maior prova o mesmo que era em sua prosperidade, quando a luz e o favor de Deus e do homem incidiam sobre ele. A fé alcança o invisível, e se apega a realidades eternas." Ellen G. White, PR 277.8

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CAEM AS MURALHAS DE JERICÓ

 

"O vasto exército marchou solenemente em redor das condenadas muralhas. Tudo estava em silêncio — apenas o passo cadenciado de muitos pés, e o som ocasional da trombeta, rompiam a quietude das primeiras horas da manhã. Os sólidos muros de pedra maciça pareciam desafiar o cerco dos homens. Os vigias sobre os muros olhavam com temor crescente, quando, ao terminar o primeiro circuito, seguiu-se um segundo, então um terceiro, quarto, quinto, sexto. Qual poderia ser o objetivo desses movimentos misteriosos? Que grande acontecimento se achava iminente? Não tiveram muito tempo a esperar. Completando-se a sétima volta, deteve-se a longa procissão. As trombetas, que durante um intervalo estiveram silenciosas, prorrompem agora em um som que sacode a própria terra. As muralhas de pedra sólida, com suas torres e seteiras maciças, cambaleiam e levantam-se de seus fundamentos, e com fragor caem em ruínas por terra. Os habitantes de Jericó ficam paralisados de terror, e as hostes de Israel entram e tomam posse da cidade." Ellen G. White, PP 357.4

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

VIDA NO CAMPO SEPARA AS FAMÍLIAS?

Nunca conheci um casal que tenha se divorciado por causa da mensagem de vida no campo. Mas, claro, devem existir casos em que isso pesou no fim da relação. Entretanto, não acredito que a separação tenha ocorrido exclusivamente por causa da ida para o campo. É bem possível que muitos outros princípios tenham pesado para uma decisão tão drástica, tais como:

1. Educação dos filhos. Via de regra, o cônjuge acomodado com a vida urbana está plenamente satisfeito com a escolarização dos moldes jesuítas que o mundo oferece (redes confessionais não fogem à regra). Por outro lado, pais que estão convictos de que devem ir para o campo muitas vezes anseiam por livrar os filhos da convivência deletéria dos colegas de escola, e querem lhes oferecer a verdadeira educação.

2. Reforma de saúde. Vida no campo e vegetarianismo e outros princípios de saúde andam juntos, e muitas vezes o cônjuge satisfeito com a vida na cidade não partilha dessas mesmas convicções.

3. Consumismo. Muitas vezes, quem quer permanecer na cidade é porque está apegado aos bens, bons empregos, shoppings centers, etc. O cônjuge que opta por uma vida mais simples, no campo, frequentemente está numa linha oposta.

4. Modéstia cristã. Nem vou me alongar, creio que não é necessário.

5. Diversões. Apego a redes sociais, jogos de futebol, etc. acaba por ser mais comum por parte daqueles que têm uma mentalidade urbana.

6. Falta de engajamento na missão. Uma vez que o nosso chamado para o campo tem um claro objetivo missionário ("Viver no campo e evangelizar as cidades" é o título do último panfleto que compartilhamos aqui), o cônjuge que quer ficar na cidade normalmente não tem o mesmo fervor missionário, para ser gentil.

7. Visão escatológica. Queremos viver no campo porque entendemos que se aproxima uma crise sem precedentes na história. Porém, aqueles que estão bem no sistema nos enxergam como fundamentalistas. Temos visto que, infelizmente, muitos pastores têm reforçado esse estereótipo.

Outros pontos poderiam ser mencionados, mas esses aí são suficientes. Destaco que não é uma regra geral: vida no campo não significa, necessariamente, santificação, e nem assegura a salvação. Há cristãos exemplares vivendo nas cidades, e alguns assim permanecerão até o fim, mas em circunstâncias cada vez mais difíceis, como Ellen G. White explica em 23LtMs, Ms 85, 1908, par. 12. Um dos objetivos do nosso grupo é também orar por aqueles que ainda não aceitaram a mensagem de vida no campo! Oremos por todos, e principalmente pelas famílias que estão divididas quanto a isso!

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

JOSIAS RASGA AS VESTES

 

"Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.

Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.

E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:

Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito."

2 Reis 22:10-13 (ACF)

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O BANQUETE DE BELSAZAR

Em seu orgulho e arrogância, com um temerário senso de segurança, Belsazar “deu um grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil”. Todas as atrações que a riqueza e o poder podem proporcionar, acrescentavam esplendor à cena. Belas mulheres com seus encantos estavam entre os hóspedes em atendimento ao banquete real. Homens de talento e educação estavam presentes. Príncipes e estadistas bebiam vinho como água, e se aviltaram sob sua enlouquecedora influência. A razão destronada pela despudorada intoxicação, os mais baixos impulsos e paixões agora em ascendência, o rei em pessoa tomou a dianteira na desbragada orgia. — Profetas e Reis, 523. Te 48.2

No próprio momento em que o festim se achava no apogeu, uma lívida mão apareceu, e traçou na parede do salão de banquete a condenação do rei e de seu reino. “Mene, Mene, Tequel, Parsim”, foram as palavras escritas, e foram interpretadas por Daniel como significando: “Pesado foste na balança, e foste achado em falta. ... Dividido foi o teu reino, e deu-se aos medos e aos persas.” E diz-nos o registro: “Naquela mesma noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino.” Te 49.1

Mal pensava Belsazar que um Observador invisível contemplava sua orgia idólatra. Nada, porém, há dito ou feito que não seja registrado nos livros do Céu. Os caracteres místicos traçados pela pálida mão testificam de que Deus é testemunha de tudo quanto fazemos, e que é desonrado pelos desregrados banquetes. Nada podemos ocultar a Deus. Não podemos escapar de nossa responsabilidade para com Ele. Estejamos onde estivermos e façamos o que fizermos, somos responsáveis para com Aquele a quem pertencemos pela criação e pela redenção. — Manuscrito 50, 1893. Te 49.2

terça-feira, 2 de setembro de 2025

PAPADO x ISLÃ

 

Como o papado é a besta e é o Rei do Norte, então o outro poder deve ter uma relação de ponto/contraponto com ele. Analisemos os opostos e os complementares para ver se isso funciona:

  1. O papado surgiu de dentro de Roma. O Islã se expandiu pelo território austral do Império Romano, e a Roma papal dominava a parte setentrional.
  2. Daniel disse que o chifre pequeno, o papado, desarraigaria três chifres, e o fez — os hérulos, os vândalos e os ostrogodos. O Islã conquistou três regiões: o Norte da África, o Oriente Médio e a Turquia.
  3. Ambos poderes têm um "homem à frente" — um, o papa, e o outro, Maomé, e mais tarde um califa. Pergunte a um membro da igreja católica romana: "Quem é o homem à frente da sua igreja?" Ele dirá: "O papa". Pergunte então a um muçulmano: "Quem é o homem à frente do seu movimento?" E ele responderá: "Maomé". Depois de Maomé, o islamismo frequentemente teve um califa, o líder de um califado. Houve um califado árabe até a época das Cruzadas, depois o califado otomano ou turco. No dia 29 de junho de 2014, foi proclamado o Califado do Daesh.
  4. Os dois poderes seriam "diversos", ou diferentes, dos poderes anteriores. Ambos mudam de ser um poder político para ser um poder religioso. A Roma pagã era política, enquanto a Roma papal era política e religiosa. O Egito, sob os Ptolomeus, era político. Mas o Islã é, ao mesmo tempo, vigorosamente político e religioso. O mundo antigo não separava os governos em esferas religiosas e políticas. O líder costumava ser o sacerdote principal da religião nacional. Mas a Roma papal e o islamismo enfatizaram os aspectos religiosos muito mais do que os governos antigos. Eles se concentraram principalmente na conquista religiosa.
  5. Eles são caracterizados por "falar grandes coisas", ou blasfêmias. O termo anticristo também é aplicável. O termo grego traduzido como "anticristo" significa "no lugar de Cristo" ou "contra Cristo". O papado alega governar no lugar de Cristo. O Islã nega a divindade de Cristo.
  6. Eles "destruiriam os santos". Durante as Cruzadas e a Inquisição, o papado assassinou muçulmanos, judeus e cristãos que não acreditavam como eles. O Islã assassinou cristãos, judeus e muçulmanos que não acreditavam como eles, embora às vezes ambos pudessem ser muito tolerantes (como aconteceu especialmente na Espanha islâmica).
  7. A eles "o dragão deu... o seu trono", ou a capital do Império Romano. O Império Romano tinha duas capitais. O imperador Constantino mudou a capital da cidade de Roma para Constantinopla. Após ser abandonada, a cidade de Roma tornou-se o centro do poder papal. A partir de 1453, Constantinopla foi rebatizada como Istambul, a capital do Califado Turco Otomano. Isso durou vários séculos. O papado recebeu uma capital do Império Romano e o Islã recebeu a outra.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

A Apostasia Ômega


"O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinquenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os  fundadores deste sistema iriam às cidades, realizando uma obra maravilhosa. O sábado seria, naturalmente, menosprezado, como também o Deus que o criou. Coisa alguma se permitiria opor-se ao novo movimento. Ensinariam os líderes ser a virtude melhor do que o vício, mas, removido Deus, colocariam sua confiança no poder humano, o qual, sem Deus, nada vale. Seus alicerces se fundariam na areia, e os vendavais e tempestades derribariam a estrutura." Ellen G. White, ME1 204.2

segunda-feira, 7 de julho de 2025

A QUEDA DA BABILÔNIA MÍSTICA

 

"E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável." Apocalipse 17:16-17 (ACF)

quinta-feira, 12 de junho de 2025

O CENTURIÃO AO PÉ DA CRUZ

EGW Nos acontecimentos finais do dia da crucifixão, foi dada nova prova de cumprimento da profecia, e novo testemunho da divindade de Cristo. Quando a treva se erguera de sobre a cruz, e o Salvador soltara Seu brado agonizante, ouviu-se imediatamente outra voz, dizendo: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”. Lucas 23:47

Essas palavras não foram murmuradas em segredo. Todos os olhos se volveram a ver de onde provinham. Quem falara? Fora o centurião, o soldado romano. A divina paciência do Salvador, e Sua súbita morte, com o grito de vitória nos lábios, impressionara esse pagão. No ferido, quebrantado corpo pendente da cruz, reconheceu o centurião a figura do Filho de Deus. Não pôde deixar de confessar sua fé. Assim foi novamente dada a prova de que nosso Redentor devia ver o trabalho de Sua alma. No mesmo dia de Sua morte, três homens, diferindo largamente entre si, declaravam sua fé — o que comandava a guarda romana, o que conduzira a cruz do Salvador e o que morrera na cruz, ao Seu lado. DTN 543.3-4

terça-feira, 10 de junho de 2025

OS MONOPÓLIOS E A CRISE FINAL


"A obra do povo de Deus é preparar-se para os acontecimentos futuros, que logo lhes sobrevirão com força assombrosa. Formar-se-ão no mundo gigantescos monopólios." Ellen G. White, Ma 182.6

Esses monopólios gigantescos já se formaram. Embora muito se fale do papel dos sindicatos no tempo do fim, os monopólios também exercerão o seu papel no sentido de colaborarem com os políticos que imporão a marca da besta. Notem como, aqui no Brasil, estamos reféns de algumas poucas empresas:
Monopólios Estatais e Históricos:
  • Petrobras: Embora tenha havido flexibilização e abertura do setor de petróleo e gás, a Petrobras ainda detém uma posição dominante na exploração, produção e, especialmente, no refino e distribuição de combustíveis no Brasil.
  • Serviços Públicos: Historicamente, setores como energia elétrica, água e saneamento foram monopólios estatais ou operados por empresas com concessões exclusivas em determinadas regiões. Apesar de privatizações e leilões, muitas vezes ainda há um "monopólio natural" onde uma única empresa atende uma determinada área, devido aos altos custos de infraestrutura e à ineficiência de duplicação.
  • Correios: A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ainda possui o monopólio de serviços postais básicos.
Empresas com Grande Domínio de Mercado (Oligopólios e Quase-Monopólios):
Em alguns setores, embora não haja um monopólio formal, poucas empresas concentram a maior parte do mercado, caracterizando um oligopólio que, na prática, pode se comportar de forma semelhante a um monopólio em termos de poder de precificação e controle do mercado. Exemplos notáveis incluem:
  • Bancos: O setor financeiro brasileiro é altamente concentrado. Alguns poucos grandes bancos (como Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander) dominam a maior parte do mercado.
  • Telecomunicações: O mercado de telefonia móvel e fixa é dominado por poucas empresas (Vivo, Claro e TIM).
  • Bebidas: A Ambev é um exemplo de empresa com forte domínio no setor de bebidas (cervejas, refrigerantes, etc.), detendo uma fatia de mercado muito significativa.
  • Alimentos e Bens de Consumo: Grandes conglomerados como Nestlé, Mondelēz, Mars e Coca-Cola possuem uma vasta gama de produtos e marcas, controlando grande parte das prateleiras dos supermercados.
  • Mercado de Capitais: A B3 atua como um monopólio no mercado de capitais brasileiro, sendo a única bolsa de valores do país.
A nível internacional, eu poderia citar várias empresas, tais como a Meta, a Amazon, a Apple, dentre outras. Porém, destacarei duas que, frequentemente, são ignoradas pelo grande público: a BlackRock e a Vanguard. Elas são as duas maiores gestoras de ativos do mundo, com volumes de ativos sob gestão (AUM - Assets Under Management) que chegam a trilhões de dólares.
  • BlackRock: Em janeiro de 2025, a BlackRock alcançou um recorde de US$ 11,6 trilhões em ativos sob gestão no quarto trimestre do ano anterior (2024).
  • Vanguard: A Vanguard, segunda maior gestora do mundo, tinha cerca de US$ 8 trilhões em ativos sob gestão em janeiro de 2024, com alguns de seus fundos, como o Vanguard S&P 500 ETF (VOO), próximos de se tornarem os maiores ETFs do mundo individualmente.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

EVANGELISMO NO CAMPO

 

"As pessoas que vivem no campo são frequentemente mais facilmente alcançadas do que aquelas que vivem nas cidades densamente povoadas. Aqui, em meio às cenas da natureza, o caráter cristão é mais facilmente formado do que em meio à perversidade da vida urbana. Quando a verdade se apodera do coração dos simples, e o Espírito de Deus opera em suas mentes, levando-os a responder à proclamação da Palavra, alguns serão levantados para ajudar a sustentar a causa de Deus, tanto com seus recursos quanto por seus próprios meios e esforços." Ellen G. White, The Paulson Collection of Ellen G. White Letters, 8.5 (tradução livre)

segunda-feira, 2 de junho de 2025

A ÚLTIMA ESTRATÉGIA DE SATANÁS

"Mais um esforço, e então o último estratagema de Satanás é empregado. Ele ouve o clamor incessante para que Cristo venha, para que Cristo os livre. Esta última estratégia é personificar Cristo e fazê-los pensar que suas orações foram atendidas. Mas isso corresponde à última obra final, a abominação da desolação que está no lugar santo." Ellen G. White, 4LtMs, Ms 16, 1884, par. 11 (tradução livre)

domingo, 11 de maio de 2025

Daniel será ressuscitado para o Alto Clamor?

EGW Um grande trabalho será feito em pouco tempo. Em breve será dada uma mensagem designada por Deus que se transformará em um alto clamor. Então Daniel se colocará em seu lugar para dar seu testemunho. Lt 54, 1906, par. 8 (tradução livre)

EGW Suas maravilhosas profecias, tais como registradas por ele [Daniel] nos capítulos sete a doze do livro que traz o seu nome, não foram inteiramente compreendidas mesmo pelo próprio profeta; mas antes que findassem os labores de sua vida, foi-lhe dada a abençoada certeza de que “no fim dos dias”, isto é, na conclusão do período da história deste mundo, ser-lhe-ia permitido outra vez estar na sua posição e lugar. PR 278.4

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Pais & Filhos no Campo

"Em vez de morar onde só se podem ver as obras dos homens, onde o que se vê e ouve, frequentemente sugere pensamentos maus, onde a balbúrdia e a confusão produzem fadiga e desassossego, ide para um lugar onde possais contemplar as obras de Deus. Buscai tranquilidade de espírito na beleza, quietude e paz da Natureza. Descanse o olhar nos campos verdejantes, nos bosques e colinas. Erguei os olhos ao céu azul, não obscurecido pelo pó e fumaça das cidades, e aspirai o ar celeste e revigorador. Ide para um lugar onde, separados das diversões e extravagâncias da vida da cidade, possais ser companheiros para vossos filhos, ensinando-os a conhecer a Deus mediante Suas obras, e preparando-os para uma vida íntegra e útil." Ellen G. White, VC 23.4

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Reavivamento e Reforma

"Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovamento da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas ideias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se." Ellen G. White, ME1 128.1


segunda-feira, 5 de maio de 2025

Os planos de Lúcifer para a Terra

"A criação do nosso mundo foi trazida aos conselhos do céu. Ali o querubim cobridor preparou seu pedido para que fosse feito príncipe para governar o mundo então em perspectiva. Isso não foi concedido a ele." 7LtMs, Ms 43b, 1891, par. 3 (tradução livre)

Texto em inglês aqui.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Os Pecados dos Heróis da Bíblia

"A pena da Inspiração, fiel a sua tarefa, conta-nos os pecados em que caíram Noé, Ló, Moisés, Abraão, Davi e Salomão, e que mesmo o forte espírito de Elias sucumbiu ante a tentação durante sua terrível prova. A desobediência de Jonas e a idolatria de Israel são fielmente relatadas. A negação de Cristo por parte de Pedro, a viva contenda entre Paulo e Barnabé, as falhas e fraquezas dos profetas e dos apóstolos, todas são expostas pelo Espírito Santo, que descerra o véu do coração humano. Ali se acha diante de nós a vida dos crentes, com todas as suas faltas e loucuras, que servem como uma lição a todas as gerações que os seguissem. Houvessem eles sido isentos de fraquezas, teriam sido mais que humanos, e nossa natureza pecaminosa desesperaria de nunca atingir a tal grau de excelência. Vendo, porém, onde eles lutaram e caíram, onde se animaram outra vez e venceram mediante a graça de Deus, somos animados e induzidos a avançar e passar por cima dos obstáculos que a natureza degenerada nos coloca no caminho." Ellen G. White, T4 12.1

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Jesus x Papa

"Por esse tempo chegaram a Praga dois estrangeiros da Inglaterra, homens de saber, que tinham recebido a luz, e haviam chegado para espalhá-la naquela terra distante. Começando com um ataque aberto à supremacia do papa, foram logo pelas autoridades levados a silenciar; mas, não estando dispostos a abandonar seu propósito, recorreram a outras medidas. Sendo artistas, bem como pregadores, prosseguiam pondo em prática a sua habilidade. Em local franqueado ao público pintaram dois quadros. Um representava a entrada de  Cristo em Jerusalém, “manso, e assentado sobre uma jumenta” (Mateus 21:5), e seguido de Seus discípulos, descalços e com trajes gastos pelas viagens. O outro estampava uma procissão pontifical: o papa adornado com ricas vestes e tríplice coroa, montando cavalo, magnificamente adornado, precedido de trombeteiros, e seguido pelos cardeais e prelados em deslumbrante pompa." GC 99.3

terça-feira, 11 de março de 2025

Ódio Satânico contra os Testemunhos

"O último engano de Satanás será tornar sem efeito o testemunho do Espírito de Deus. “Não havendo profecia, o povo se corrompe” (no inglês, “o povo perece”). Provérbios 29:18. Satanás operará habilmente de várias maneiras e por diferentes instrumentalidades, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no verdadeiro testemunho. — Carta 12, 1890. ME1 48.3

Será ateado contra os testemunhos um ódio satânico. A operação de Satanás será perturbar a fé das igrejas neles, por esta razão: Ele não pode achar caminho tão livre para introduzir seus enganos e prender almas em suas mentiras se as advertências e repreensões e conselhos do Espírito de Deus forem atendidos." ME1 48.4 (negritos acrescentados)

segunda-feira, 10 de março de 2025

Adventistas nos EUA

 

Igreja Adventista do Sétimo Dia de West Philadelphia, EUA.

"O dia está chegando quando todo adventista do sétimo dia nos Estados Unidos daria tudo o que tem, e quase sua vida, se pudesse estar fora dos Estados Unidos. Deixe-me dizer isso novamente. Estou falando algo agora que interessa a todo adventista do sétimo dia. O dia está chegando, e não está longe, quando todo adventista do sétimo dia desejará do fundo de sua alma estar fora dos Estados Unidos; e multidões se condenarão, e se afligirão sob a condenação, por não terem saído deste país quando tiveram a chance."

A. T. Jones, GCB, 16 de abril de 1901, 265.12 (tradução livre)

Assista: Biden e o Marxismo Cultural

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Satanás deleita-se na guerra

Link AQUI.

"Satanás deleita-se na guerra; pois esta promove as mais vis paixões da alma, arrastando então para a eternidade as suas vítimas engolfadas no vício e sangue. É seu objetivo incitar as nações à guerra umas contra as outras; pois pode assim desviar o espírito do povo da obra de preparo para estar em pé no dia de Deus." Ellen G. White, FQV 327.2

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Seminário "Prontos para a Crise Final"

O Ministério de Publicações e Espírito de Profecia da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) do Centro de Vitória, ES, promoverá um encontro mensal de estudos, às sextas-feiras à noite, de março a dezembro. Nesses dez estudos, a Bíblia, os escritos de Ellen G. White e votos oficiais da Igreja serão as referências para o nosso preparo para a crise final. O público-alvo são os membros da denominação. Atenção: com exceção do último tema (Daniel 11), os demais já contam com apresentações gravadas no canal do Projeto Hupomonē.


  • Cronograma


21/3 - Implicações morais do consumo de carne

Alusão ao Dia Mundial sem Carne (20/3). Estudo integralmente fundamentado em textos do Espírito de Profecia, especialmente Conselhos sobre o Regime Alimentar e A Ciência do Bom Viver, de Ellen G. White (CPB). Baixe a compilação de textos de Ellen G. White aqui.


4/4 - Sociedades secretas desmascaradas

Serão apresentados textos de Ellen G. White inéditos em língua portuguesa. Leitura indicada: Viagem ao Sobrenatural, do Roger Morneau (CPB).


9/5 - Visão geral dos Eventos Finais

Estudo de escatologia. Leitura indicada: Preparação para a Crise Final, do Fernando Chaij (CPB).


6/6 - Vida no Campo

O voto da Associação Geral da IASD sobre o tema será apresentado no estudo. Leitura indicada: Da Cidade para o Campo, de Arthur White e Edward Sutherland (CPB).


4/7 - A besta que emerge da terra (Apocalipse 13b)

A palestra coincidirá com o Independence Day. Leitura indicada: Apocalipse 13, do Marvin Moore (CPB).


1/8 - A Apostasia Ômega

A 62ª Assembleia da Associação Geral terá ocorrido no mês anterior, e dará um diagnóstico da situação da IASD. Leitura indicada: Ômega, de Lewis R. Walton (Ed. IAE).


5/9 - Joias e adornos

Além dos textos bíblicos e do Espírito de Profecia, será apresentado o voto da Associação Geral da IASD sobre joias e adornos. Leitura indicada: O Uso de Joias na Bíblia, de Ángel M. Rodríguez (CPB).


3/10 - Música: louvando com entendimento

Alusão ao Dia Internacional da Música (1° de outubro). Será apresentada a Filosofia Adventista do Sétimo Dia com relação à Música. Leitura indicada: Música - Sua influência na vida do cristão, de Ellen G. White (CPB).


7/11 - Daniel 11 (Parte 1)

Introdução e primeira parte da apresentação do Rei do Norte e do Rei do Sul. Leitura indicada: Segredos de Daniel, de Jacques Doukhan (CPB).


5/12 - Daniel 11 (Final)

Conclusão da apresentação sobre o Rei do Norte e o Rei do Sul. Leitura indicada: Islam y Cristianismo en la Profecía, de Tim Roosenberg (Teach Services).

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Apelo à Reverência

 

Reverência 

Há um consenso de que as nossas igrejas se tornaram muito barulhentas. A pergunta é: o que fazer? Uma das ideias é exibir um vídeo da playlist acima por sábado, logo depois dos anúncios. No 1º sábado do trimestre, seria exibido o texto de Habacuque 2:20 (o primeiro vídeo da série). No sábado seguinte, o vídeo 02, e assim sucessivamente. Após a exibição do 13º vídeo, no último sábado do trimestre, no primeiro sábado do trimestre seguinte reiniciaríamos a playlist. Assim, a congregação será sempre exortada sobre a reverência.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

DESEJAR O DOM DE PROFETIZAR

 


"Segui a caridade, e desejai os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis." 1Co 14:1 (KJV)

"Deus recrutará a cooperação humana conforme exigir a condição de progresso de sua obra." Ms 37, 1886. MI2, 523