O próprio nome de feitiçaria é hoje tido em desdém. A pretensão de que os homens podem entreter comunicações com os espíritos maus é considerada como fábula da Idade Média. O espiritismo, porém, que conta centenas de milhares, e na verdade, milhões de adeptos, que teve ingresso nos centros científicos, invadiu igrejas e alcançou favor nas corporações legislativas e mesmo nas cortes reais, esse grande engano — não é senão o reaparecimento, sob novo disfarce, da feitiçaria condenada e proibida na antiguidade. GC 556.2
"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
A FEITIÇARIA MODERNA
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
DEVEMOS VISITAR JERUSALÉM?
Foram-me indicados então alguns que estão em grande erro de crer que é seu dever ir à antiga Jerusalém, entendendo que têm uma obra a fazer ali antes que o Senhor venha. Tal opinião é de molde a afastar a mente e o interesse da presente obra do Senhor, sob a mensagem do terceiro anjo, pois os que pensam que devem não obstante ir a velha Jerusalém terão sua mente posta ali, e os seus recursos serão tirados da causa da verdade presente para permitir a eles e outros estar ali. Vi que tal missão não realizaria nenhum bem real, que levaria um bom espaço de tempo para levar alguns judeus a se tornarem crentes mesmo na primeira vinda de Cristo, quanto mais no Seu segundo advento. Vi que Satanás havia enganado sobremodo alguns neste ponto e que as almas a todo redor deles, neste país, poderiam ser ajudadas por eles e levadas a guardar os mandamentos de Deus, mas foram, deixando-as perecer. Vi também que a velha Jerusalém jamais seria reconstruída, e que Satanás estava fazendo o máximo para levar a mente dos filhos do Senhor para essas coisas agora, no tempo do ajuntamento, impedindo-os de dedicar todo o seu interesse à presente obra do Senhor, levando-os assim a negligenciarem a necessária preparação para o dia do Senhor. PE 75.2
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
A TRAVESSIA DO JORDÃO
terça-feira, 14 de outubro de 2025
DANIEL NA COVA DOS LEÕES
"Da história do livramento de Daniel podemos aprender que em tempos de provação e tristeza, os filhos de Deus devem ser precisamente o que eram quando suas perspectivas brilhavam de esperança e estavam cercados de tudo o que poderiam desejar. Daniel na cova dos leões foi o mesmo Daniel que esteve perante o rei como o principal entre os ministros de Estado e como profeta do Altíssimo. Um homem cujo coração se firme em Deus será na hora de sua maior prova o mesmo que era em sua prosperidade, quando a luz e o favor de Deus e do homem incidiam sobre ele. A fé alcança o invisível, e se apega a realidades eternas." Ellen G. White, PR 277.8
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
CAEM AS MURALHAS DE JERICÓ
"O vasto exército marchou solenemente em redor das condenadas muralhas. Tudo estava em silêncio — apenas o passo cadenciado de muitos pés, e o som ocasional da trombeta, rompiam a quietude das primeiras horas da manhã. Os sólidos muros de pedra maciça pareciam desafiar o cerco dos homens. Os vigias sobre os muros olhavam com temor crescente, quando, ao terminar o primeiro circuito, seguiu-se um segundo, então um terceiro, quarto, quinto, sexto. Qual poderia ser o objetivo desses movimentos misteriosos? Que grande acontecimento se achava iminente? Não tiveram muito tempo a esperar. Completando-se a sétima volta, deteve-se a longa procissão. As trombetas, que durante um intervalo estiveram silenciosas, prorrompem agora em um som que sacode a própria terra. As muralhas de pedra sólida, com suas torres e seteiras maciças, cambaleiam e levantam-se de seus fundamentos, e com fragor caem em ruínas por terra. Os habitantes de Jericó ficam paralisados de terror, e as hostes de Israel entram e tomam posse da cidade." Ellen G. White, PP 357.4
quinta-feira, 2 de outubro de 2025
VIDA NO CAMPO SEPARA AS FAMÍLIAS?
Nunca conheci um casal que tenha se divorciado por causa da mensagem de vida no campo. Mas, claro, devem existir casos em que isso pesou no fim da relação. Entretanto, não acredito que a separação tenha ocorrido exclusivamente por causa da ida para o campo. É bem possível que muitos outros princípios tenham pesado para uma decisão tão drástica, tais como:
1. Educação dos filhos. Via de regra, o cônjuge acomodado com a vida urbana está plenamente satisfeito com a escolarização dos moldes jesuítas que o mundo oferece (redes confessionais não fogem à regra). Por outro lado, pais que estão convictos de que devem ir para o campo muitas vezes anseiam por livrar os filhos da convivência deletéria dos colegas de escola, e querem lhes oferecer a verdadeira educação.
2. Reforma de saúde. Vida no campo e vegetarianismo e outros princípios de saúde andam juntos, e muitas vezes o cônjuge satisfeito com a vida na cidade não partilha dessas mesmas convicções.
3. Consumismo. Muitas vezes, quem quer permanecer na cidade é porque está apegado aos bens, bons empregos, shoppings centers, etc. O cônjuge que opta por uma vida mais simples, no campo, frequentemente está numa linha oposta.
4. Modéstia cristã. Nem vou me alongar, creio que não é necessário.
5. Diversões. Apego a redes sociais, jogos de futebol, etc. acaba por ser mais comum por parte daqueles que têm uma mentalidade urbana.
6. Falta de engajamento na missão. Uma vez que o nosso chamado para o campo tem um claro objetivo missionário ("Viver no campo e evangelizar as cidades" é o título do último panfleto que compartilhamos aqui), o cônjuge que quer ficar na cidade normalmente não tem o mesmo fervor missionário, para ser gentil.
7. Visão escatológica. Queremos viver no campo porque entendemos que se aproxima uma crise sem precedentes na história. Porém, aqueles que estão bem no sistema nos enxergam como fundamentalistas. Temos visto que, infelizmente, muitos pastores têm reforçado esse estereótipo.
Outros pontos poderiam ser mencionados, mas esses aí são suficientes. Destaco que não é uma regra geral: vida no campo não significa, necessariamente, santificação, e nem assegura a salvação. Há cristãos exemplares vivendo nas cidades, e alguns assim permanecerão até o fim, mas em circunstâncias cada vez mais difíceis, como Ellen G. White explica em 23LtMs, Ms 85, 1908, par. 12. Um dos objetivos do nosso grupo é também orar por aqueles que ainda não aceitaram a mensagem de vida no campo! Oremos por todos, e principalmente pelas famílias que estão divididas quanto a isso!
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
JOSIAS RASGA AS VESTES
"Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.
E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito."
2 Reis 22:10-13 (ACF)






