quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

DEUSES PAGÃOS SE EXIBIRÃO DIANTE DAS CIDADES

 

"Ao nos aproximarmos do fim do tempo, haverá maiores e sempre maiores demonstrações externas do poder pagão; deuses pagãos revelarão seu assinalado poder e se exibirão diante das cidades do mundo. E este plano já começa a cumprir-se." Ev 705.1 (negritos meus)

"À medida que nos aproximamos do fim dos tempos, haverá uma exibição cada vez maior de força pagã; divindades pagãs manifestarão poder e se mostrarão diante das cidades do mundo, e esta determinação já começou a ser cumprida. Por meio de uma variedade de imagens, o Senhor Jesus apresentou a João o caráter perverso e a influência sedutora daqueles que se destacaram por sua perseguição ao povo de Deus. Todos precisam de sabedoria para examinar cuidadosamente o mistério da iniquidade que simboliza tão amplamente no desfecho da história da Terra. A apresentação de Deus das obras detestáveis dos habitantes dos poderes dominantes do mundo que se unem em sociedades secretas e confederações, não honrando a Lei de Deus, ajudará as pessoas que têm a luz da verdade a se manterem afastadas de todos esses males. Cada vez mais todos os falsos religiosos do mundo manifestarão suas más ações; pois há apenas duas posições, aqueles que guardam os mandamentos de Deus e aqueles que guerreiam contra a santa Lei de Deus.18LtMs, Ms 139, 1903, par. 14 (tradução livre; negritos meus)

400 milhões de peregrinos irão participar do festival hindu Kumbh Mela, em Prayagraj, Índia. O evento será o maior da história, e ocorrerá entre 13 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025. A própria existência desse festival - o maior de natureza religiosa do mundo - já constitui um cumprimento da primeira parte da profecia de Ellen G. White ("haverá maiores e sempre maiores demonstrações externas do poder pagão"). Vamos aguardar o cumprimento da segunda parte.

Reportagem AFP

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

PAZ E SEGURANÇA

 

Esse congressista ligado ao Tea Party (a ala mais conservadora do Partido Republicano) fala numa era de "Paz e Segurança" com Donald Trump.

"Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão." 1 Tessalonicenses 5:3

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CUIDADO COM OS ANJOS

 

"Satanás, trajando as vestes de um anjo de luz, apresenta ao estudo da mente humana assuntos que parecem muito interessantes e são repletos de mistério científico. No estudo desses assuntos, os homens são levados a aceitar conclusões errôneas e a unir-se a espíritos sedutores na obra de propor novas teorias que afastam da verdade." OP 61.1

Assista à playlist Cuidado com os Anjos 

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

CUIDADO COM OS GOLPES!

 

"Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e isso te será bem." Salmo 128:2 (KJV)


O versículo acima é precioso a nós, tanto é que está na imagem de perfil do grupo Adventistas no Campo. Nesse sentido, divulgamos oportunidades de trabalho relacionados ao campo e incentivamos os profissionais do grupo a oferecerem seus produtos e/ou serviços (cf. um dos posts fixados). Por exemplo, enquanto pregava o Evangelho, a fim de não ser pesado a nenhum dos irmãos (1 Ts 2:9), "Paulo trabalhava algumas vezes dia e noite, não apenas para seu próprio sustento, mas para que pudesse ajudar a seus companheiros de trabalho." BS 63.2 (negritos acrescentados)


A partir desses textos inspirados, extraímos algumas lições:


1. Sustente-se e financie os seus projetos a partir do seu trabalho, não dos outros;

2. Precisa de recursos financeiros? Ofereça seu trabalho, ao invés de ser um peso ao irmãos;

3. Após trabalhar incansavelmente para obter a sua renda, como Paulo, seja fiel a Deus, com os dízimos e ofertas;

4. Seja generoso, e socorra as vítimas de calamidades (cf. Atos 11:27-30) e outros necessitados, especialmente irmãos próximos comprometidos com a missão (cf. acima, a citação do livro Beneficência Social);

5. Finalmente, "se alguém não quiser trabalhar, também não coma." 2 Ts 3:10 (KJV)


Portanto, mais uma vez alertamos a todos contra pedintes, golpistas e aproveitadores que povoam nossas igrejas e grupos de WhatsApp. Caso seja abordado com pedidos de dinheiro no privado, oriente o(a) pedinte a procurar a ASA da igreja mais próxima. Sejamos sempre "prudentes como as serpentes e simples como as pombas." Mt 10:16 (NVI)

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Ellen G. White e as Representações Teatrais

 

Recomendo a Compilação sobre as Representações Teatrais, disponível aqui.


Além disso, perguntei à Inteligência Artificial (IA):


Ellen G. White, uma das fundadoras da Igreja Adventista do Sétimo Dia, condenava as representações teatrais na pregação do Evangelho? 


Resposta (Meta AI): Sim, Ellen G. White, uma das fundadoras da Igreja Adventista do Sétimo Dia, condenava as representações teatrais na pregação do Evangelho. Ela acreditava que essas práticas:


1. Desviavam a atenção do verdadeiro propósito da adoração.

2. Eram incompatíveis com a santidade e a reverência exigidas na igreja.

3. Podiam levar ao secularismo e ao mundo.


Ela expressou suas preocupações em seus escritos: O Grande Conflito (1888), Mensagens Escolhidas (1958) e Conselhos sobre Música e Arte (1958).


Ellen G. White defendia que a pregação do Evangelho deveria ser:


1. Sincera e simples.

2. Baseada na Palavra de Deus.

3. Focada na conversão e na santificação.


A Igreja Adventista do Sétimo Dia ainda segue esses princípios, evitando representações teatrais e enfatizando a adoração reverente e simples.


No entanto, é importante notar que:


1. A visão de Ellen G. White não é universalmente aceita.

2. Outras denominações cristãs têm perspectivas diferentes sobre o uso de dramatizações na pregação.

3. A interpretação da mensagem de Ellen G. White pode variar entre os adventistas.


Fontes:

- Ellen G. White Estate

- Igreja Adventista do Sétimo Dia

- O Grande Conflito

- Mensagens Escolhidas

- Conselhos sobre Música e Arte

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Dia da Reforma Protestante

 

Hoje se completam 507 anos do início da Reforma Protestante. O protesto não terminou.

"Há em nosso tempo um vasto afastamento das doutrinas e preceitos bíblicos, e há necessidade de uma  volta ao grande princípio protestante — a Bíblia, e a Bíblia só, como regra de fé e prática. Satanás ainda está a trabalhar com todos os meios de que pode dispor, a fim de destruir a liberdade religiosa." GC 204.2

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Impacto Universitário

Na última sexta-feira, 18/10, iniciamos uma série de ações evangelísticas nas entradas das principais faculdades de Vitória. Estamos distribuindo o panfleto Paulo fala à Universidade, uma paráfrase de Atos 17:22-31 de autoria de Daniel Denk. O texto foi originalmente publicado na revista Diálogo Universitário (volume 18, nº 3, 2006).

"Vi que a verdade precisa ir avante e que não devemos ter tanto medo, que seria melhor que revistas e folhetos fossem entregues a três desnecessariamente do que deixassem alguma pessoa sem os receber, a qual os apreciaria e seria beneficiada pela sua mensagem. Vi que os sinais dos últimos dias devem ser expostos claramente, pois as manifestações de Satanás estão aumentando." OP 11.5

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Condições para a Cura

"Deve-se tornar claro aos que desejam orações por seu restabelecimento que a violação da Lei de Deus, quer natural quer espiritual, é pecado, e que, a fim de receber Suas bênçãos, ele deve ser confessado e abandonado." CBV 228.1

"Se alguém que deseja recuperar a saúde se acha culpado de maledicência, se semeou a discórdia no lar, na vizinhança ou na igreja, suscitando separação e dissensão, se por qualquer má prática induziu outros a pecar, essas coisas devem ser confessadas diante de Deus e perante os agravados." CBV 228.2

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

[Seleções] Artigos da Revista Adventista

 

Acesse a pasta "Vida no Campo", aqui.

Acesse a pasta "Apocalipse", aqui.

Acesse a pasta "Diversos", aqui.

Acesse a pasta "Família", aqui.

Acesse a pasta "Homilética", aqui.

Acesse a pasta "Justificação", aqui.

Acesse a pasta "Missões", aqui.

Acesse a pasta "Música", aqui.

Acesse a pasta "Reverência", aqui.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Aparição Mariana (1846)

Num dia como hoje, mas em 1846, duas crianças pastoras francesas, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, vivenciam uma suposta aparição mariana no topo de uma montanha perto de La Salette, na França, agora conhecida como Nossa Senhora de La Salette.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

FANATISMO vs INTELIGÊNCIA

 

"É um fato estabelecido no comportamento humano que o extremismo e o fanatismo prejudicam a inteligência. Eu vejo isso como uma forma de intoxicante, entorpecendo e dessensibilizando a mente. Em outras palavras, pessoas nesse estado têm pouco ou nenhum poder para entender os resultados horríveis de seguir um determinado curso de ação." MORNEAU, Roger. Cuidado com os Anjos. Capitólio, MG: Lembra-te!, 2024.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

ESPIRITISMO, A OBRA-PRIMA DO ENGANO

 

O espiritismo é a obra-prima do engano. É o engano mais fascinante e bem-sucedido de Satanás — um engano calculado para conquistar a simpatia daqueles que enterraram seus entes queridos. Os anjos maus vêm na forma desses entes queridos e relatam incidentes relacionados com suas vidas e realizam atos que realizaram enquanto viviam. Dessa forma, levam as pessoas a acreditar que seus amigos mortos são anjos, pairando sobre eles e se comunicando com eles. Esses anjos maus, que se assumem como amigos falecidos, são vistos com uma certa idolatria, e para muitos a sua palavra tem maior peso do que a Palavra de Deus. Assim, homens e mulheres são levados a rejeitar a verdade e a “dar ouvidos a espíritos sedutores”. ODT 247.2

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

COMBATE ÀS PRAGAS

 


A pulverização de árvores frutíferas

Há os que dizem que não se deve matar nada, nem mesmo os insetos. Deus não confiou tal mensagem a Seu povo. É possível estender a ordem “Não matarás” a qualquer ponto; mas fazer isto não está de acordo com o são raciocínio. Os que o fazem não aprenderam na escola de Cristo. ME3 329.1

A Terra foi amaldiçoada devido ao pecado, e nestes últimos dias multiplicar-se-ão insetos de toda espécie. Essas pragas precisam ser mortas, senão elas irão incomodar-nos e afligir-nos, e até matar-nos, e destruir a obra de nossas mãos e o fruto de nossa terra. Nalguns lugares há cupins que destroem inteiramente o madeiramento das casas. Não devem ser destruídos? As árvores frutíferas precisam ser pulverizadas, para que sejam mortos os insetos que estragariam as frutas. Deus nos deu uma parte para desempenhar, e devemos desempenhá-la com fidelidade. Então podemos deixar o resto com o Senhor. ME3 329.2

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Série "Anjos"

Em setembro, iniciaremos uma nova série de estudos, sobre o ministério dos anjos e sobre os riscos de se buscar contato com eles. A obra acima, recém-lançada por uma editora independente, será a nossa principal referência. Adquira o livro aqui.

Os estudos são feitos pelo Zoom, às sextas-feiras, às 19h15. Assim que as datas estiverem disponíveis, iremos divulgá-las aqui.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Grupo "Adventistas no Campo"

 

Fórum exclusivo de temas relacionados à vida no campo, na perspectiva adventista do sétimo dia. ⛪🌱


Link: aqui


De domingo a quinta, as interações ocorrem das 12h às 20h. Não abrimos o grupo às sextas-feiras e aos sábados.


Leia com atenção nossos objetivos e regras:


📌 Objetivos


✅ Compartilhar textos inspirados relativos à vida campestre;


✅ Contactar adventistas que queiram ir para o campo, numa mesma localidade;


✅ Anunciar serviços, propriedades rurais, produtos, insumos ou ferramentas agrícolas, dentro das regras de parceria. Apenas uma mensagem de texto ou áudio pode ser compartilhada, acompanhada de duas mídias, no máximo. Cada anunciante é responsável por sua divulgação;


✅ Divulgar informações e notícias sobre o mundo rural (agricultura, sobrevivencialismo e afins);


✅ Testemunhar as bençãos da vida no campo, e orar por aqueles que buscam sair das cidades.


📌 Proibições


❌ Ofensas, desrespeito e abordagens no privado dos membros (especialmente para pedir doações);


❌ Qualquer ataque às 28 crenças fundamentais adventistas do sétimo dia;


❌ Saudações avulsas ("bom dia", "boa tarde", etc.) e _emoticons_ avulsos (curta sobre os _posts_);


❌ Apelos, correntes, campanhas, figurinhas e/ou links suspeitos;


❌ Assuntos que não tratem especificamente do mundo rural (exceto no "Fórum AC").


O "Fórum AC" ocorre aos domingos (12h-20h); as regras são publicadas assim que o grupo é aberto.


Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas aos administradores, no privado.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

GUIA SOBRE A VIDA NO CAMPO - II

Os tópicos abaixo foram extraídos desse guia.

 1. Quando

  • "se apressarem para terem todas as coisas prontas para a crise" (ME2 359.5)
  • "o mais depressa possível" (VC 25.1-3)
  • "Devemos começar, agora, a atender às instruções que amiúde nos têm sido dadas: Saí das cidades" (ME2 141.1)
  • "pela providência divina" (ME2 359.2-4)
  • "à medida que nos aproximamos do fim dos tempos" (Manuscrito 85,1908)
  • “o mais depressa possível” (Manuscrito 133, 1902)
  • "é chegado o tempo" (ME2 360.1)
  • "conforme Deus abra o caminho" (ME2 360.1)
  • "conforme diante deles se abra o caminho para fazê-lo. Muitos terão de trabalhar fervorosamente para ajudar a abrir o caminho" (VC 36.3)


2. Propósito

  • "para terem todas as coisas prontas para a crise" (ME2 359.5)
  • preparar para confusão e luta nas cidades em breve (ME2 142.3-4)
  • "cultivar seu próprio mantimento; pois no futuro o problema de comprar e vender será bem sério." (ME2 141.1)
  • "para que melhor se possam preparar para a vida eterna" (VC 25.1-3)
  • "Prepara-te para encontrar o teu Deus" (Manuscrito 85, 1908)
  • "aprenderem lições de simplicidade e pureza" (VC 25.1-3)
  • "formar um caráter" (Manuscrito 133, 1902)
  • "para aprender Sua vontade e Seu caminho" (Manuscrito 85, 1908)
  • "contemplando as cenas da Natureza, as obras do Criador, estudando as obras das mãos de Deus, imperceptivelmente sereis transformados à mesma imagem" (Manuscrito 85, 1908)
  • para um "abrigo das tentações" (T5 232.3)
  • estar em posição mais favorável "para assegurar saúde ao corpo, espírito e alma" (A Ciência do Bom Viver, 363-365)


3. Razões para mudar para o campo relacionadas ao tempo do fim

  • "o mundo protestante erigiu um sábado idólatra no lugar em que devia estar o sábado do Senhor" (ME2 359.5)
  • "tempos trabalhosos estão diante de nós" (ME2 359.2-4)
  • "as cidades se tornarão cada vez mais corruptas e cada vez mais censuráveis como locais para o estabelecimento de centros para nosso trabalho" (Manuscrito 85,1908)
  • "logo será muito difícil nossas instituições levarem avante seu trabalho nas cidades" (ME2 142.3-4)
  • "dentro em breve haverá tal luta e confusão nas cidades, que os que as quiserem abandonar não o poderão fazer" (ME2 142.3-4)
  • "Cristo está à porta" (Manuscrito 85, 1908)
  • "sérias aflições encontram-se perante nós" (CL 6.3)
  • "o fim do mundo está prestes a vir" (Manuscrito 85, 1908)
  • "os estudantes têm que ser colocados sob as circunstâncias mais favoráveis para neutralizar em grande parte o efeito da educação que têm recebido" (FEC 313.1)
  • "exercício útil" e "saúde física ao desenvolver nervos e músculos" (Manuscrito 85,1908)
  • "a formação de seus filhos" (Manuscrito 85,1908)
  • "a educação de nossos filhos" (Manuscrito 85,1908)
  • "ali os preparem e os eduquem [os filhos] de modo a se tornarem úteis" (T5 232.3)
  • "salvar os filhos da ruína" (VC 29.1)
  • "criar os filhos com hábitos simples e salutares" (ME2 359.5)

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

GUIA SOBRE A VIDA NO CAMPO - I

 
Os tópicos abaixo foram extraídos desse guia.

1. Existem muitas orientações que Ellen White deu para que hospitais, escolas e editoras fossem estabelecidas a uma distância de 8 a 64 Km de cidades pequenas ou grandes.

  • "qualquer lugar a 50 quilômetros daquela cidade estaria muito próximo" (Review and Herald, Aug. 11, 1903)
  • "setenta e sete quilômetros da cidade de Nova York" (Carta 136, 1909)
  • “a alguns quilômetros [doze] ao sul de San Diego” (Testemunhos Especiais, Série B., nº 14, p. 3-5)
  • "a uns quinze quilômetros de Nashville" (EF 105.3)
  • "a sessenta e quatro quilômetros ao sul de San Francisco e a vinte quilômetros ao norte de San Jose" (Carta 141, 1904)
  • "sete quilômetros a oeste de Redlands, nove quilômetros a sudeste de San Bernardino e treze quilômetros a nordeste de Riverside" (Life Sketches, p. 405, 406)


2. Tamanho

Espaço suficiente para plantar/cultivar seu próprio mantimento

  • "um lugar apropriado, segundo lho permitam os recursos" (ME2 360.1)
  • "deve... haver um pedaço de terra ligado com ela, que possa ser cultivado" (ME2 360.1)
  • "um pequeno trato de terra, onde possais ter um jardim" (VC 25.1-3)
  • "com terras para cultivo, onde podem ter pomares e cultivar hortaliças e pequenos frutos" (Manuscrito 133, 1902)
  • "onde poderão cultivar seu próprio mantimento; pois no futuro o problema de comprar e vender será bem sério" (ME2 141.1)
  • "onde possam cultivar a terra e produzir sua própria provisão" (ME2 359.5)
  • "um pequeno pedaço de terra" (ME2 142.3-4)
  • "terra em abundância para fins agrícolas" (EF 102.5)
  • "O terreno é mais que suficiente para que os estudantes sejam instruídos no cultivo do solo" (EF 102.5)

Espaço suficiente para ter casas/construções sem aglomerar uma perto da outra

  • “amplo espaço para uma escola e um sanatório, sem aglomerar nenhuma instituição” (Carta 153, 1904)
  • "espaço para que as casas não precisem ser construídas perto uma da outra" (EF 102.5)


3. Necessidades essenciais

Terra para cultivar e crescer sua própria comida

  • "terras para cultivo, onde podem ter pomares e cultivar hortaliças e pequenos frutos" (Manuscrito 133, 1902)
  • "um pequeno trato de terra, onde possais ter um jardim, em que vossos filhos possam ver as flores crescerem" (VC 25.1-3)
  • "onde poderão cultivar seu próprio mantimento; pois no futuro o problema de comprar e vender será bem sério" (ME2 141.1)
  • "cultivar a terra e produzir sua própria provisão" (ME2 359.5)
  • "um pequeno pedaço de terra" (ME2 142.3-4)
  • "deve… haver um pedaço de terra ligado com ela, que possa ser cultivado" (ME2 360.1)
  • "um pedaço de terra" (FEC 326.2)


Casa pequena (abrigo)

  • "pequenas casas" (Manuscrito 133, 1902)
  • "fazer um lar para si e para seus filhos" (ME2 142.3-4)
  • "um lar confortável" (FEC 326.2)


Água

  • "onde poderão cultivar seu próprio mantimento; pois no futuro o problema de comprar e vender será bem sério" (ME2 141.1) >> devemos ter nossas próprias provisões o que implica nossa própria água.
  • "um belo riacho atravessa nossa terra de norte a sul. Esse riacho é um tesouro mais valioso que ouro ou prata” (Carta 153, 1904)

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

VIVENDO EM LUGARES AFASTADOS

Num momento como este, o povo que procura guardar os mandamentos de Deus deve procurar lugares afastados, longe das cidades. Alguns devem permanecer nas cidades para dar a última nota de advertência, mas isso se tornará cada vez mais perigoso. No entanto, a verdade de hoje deve vir ao mundo - a verdade falada pelos lábios dAquele que compreendeu o fim desde o princípio; “Esforce-se para entrar pela porta estreita; porque muitos, eu vos digo, procurarão entrar e não poderão. [Lucas 13:24.] “Larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à destruição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que o encontram.” [Mateus 7:13, 14.]

23LtMs, Ms 85, 1908, par. 12


Texto original:

At such a time as this, the people who are seeking to keep the commandments of God should look for retired places away from the cities. Some must remain in the cities to give the last note of warning, but this will become more and more dangerous to do. Yet the truth for today must come to the world—truth as spoken by the lips of Him who understood the end from the beginning; “Strive to enter in at the strait gate; for many, I say unto you, shall seek to enter in, and shall not be able.” [Luke 13:24.] “Wide is the gate, and broad is the way that leadeth to destruction, and many there be that go in thereat; because strait is the gate, and narrow is the way that leadeth unto life, and few there be that find it.” [Matthew 7:13, 14.] 23LtMs, Ms 85, 1908, par. 12

In: EGW Writings

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Testemunho sobre o IAGE

 


Criei um grupo de WhatsApp intitulado Adventistas no Campo. De domingo a sexta, lanço enquetes sobre temas variados, que tenham relação com a vida no campo. Na segunda-feira, a enquete foi sobre o Instituto de Agricultura e Evangelismo - IAGE, localizado em Capitólio, MG. Então, aproveitando o ensejo, uma integrante do grupo deu o seguinte testemunho:

Sou membro da IASD há mais de 32 anos e sempre fui fiel dizimista. Nunca fiz qualquer doação ao IAGE, tampouco comprei algum material deles. 

Em maio passado, por ocasião das enchentes no Rio Grande do Sul, fui até a Associação da IASD solicitar que me fornecessem livros para serem distribuídos nos abrigos das vítimas da tragédia. Naquele momento, eu estava fazendo um trabalho de capelania nesses locais. Quanto ao meu apelo, tudo o que a Associação me forneceu foram alguns folhetos, dez Bíblias, uns seis livros variados e alguns estudos bíblicos. O SELS me entregou 20 revistas Nosso Amiguinho. Pedi O Grande Conflito, mas eles me disseram que a obra só estaria disponível na loja da CPB. 

Na loja da CPB, me informaram que não poderiam doar nenhum exemplar de O Grande Conflito. Eu teria que comprá-los, caso quisesse distribuí-los aos desabrigados do meu estado. Então, comprei cinco caixas. 

Como a demanda era muito grande, entrei em contato com o Silverino Kull, a quem, praticamente, só conheço através dos vídeos e stories no Facebook. Solicitei uma doação de livros. Ele nem sabia quem eu era. Para resumir, o IAGE me doou 3.520 livros A Grande Controvérsia (O Grande Conflito ilustrado, em papel de muita qualidade e com o conteúdo na íntegra) e quase a mesma quantidade de livros Felicidade Plena (Caminho a Cristo). Os irmãos de Capitólio doaram também 120 cobertores e várias malas com roupas de inverno e calçados. 

Quem fala mal do IAGE é porque não conhece o trabalho que estão realizando. 

Quem diz que são dissidentes, é porque nunca conversaram com representantes do IAGE e estão sendo papagaios de alguém que está incomodado porque esse livro, tão odiado pelo diabo, tem sido distribuído como folhas de outono.

Adriana Vaz

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Um Candidato Forte

 

Quais serão os próximos passos? Seguiremos atentos aos acontecimentos, sempre à luz da profecia.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Projeto 2025

 

O Projeto 2025 é organizado pela Heritage Foundation, provavelmente o movimento conservador mais influente na política americana. Dentro do seu Presidential Transition Project, que delineia as suas políticas para o próximo Presidente conservador, estão planos para "um dia de descanso comunitário". Segue a citação extraída da p. 589 do documento

Descanso sabático. Deus ordenou o Sabbath como um dia de descanso, e até muito recentemente a tradição judaico-cristã procurou honrar esse mandato por meio de medidas morais e legais regulamentação do trabalho naquele dia. Além disso, um dia de folga partilhado permite famílias e comunidades aproveitem o tempo livre juntas, em vez de serem atomizadas indivíduos e proporciona uma cadência de vida mais saudável para todos. Infelizmente, que o dia de descanso comunitário foi corroído sob as pressões do consumismo e secularismo, especialmente para trabalhadores de baixa renda.

  • O Congresso deveria incentivar o descanso comunitário, alterando a Fair Labor Standards Act (FLSA), exigindo que os trabalhadores recebam tempo e meia hora trabalhada no Sabbath. Esse dia seria o domingo, exceto para empregadores com sincera observância religiosa de um Sabbath em um horário diferente (por exemplo, do pôr do sol de sexta ao pôr do sol de sábado); a obrigação seria transferida para esse período. Casas de culto (na medida em que podem ter funcionários cobertos pela FLSA) e empregadores legalmente obrigados a operar 24 horas por dia (como hospitais e socorristas) estariam isentos, assim como os trabalhadores isentos de horas extras.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Brinquedos de um Anjo Caído

O que acham da notícia acima? Justamente agora, quando estamos tão perto do lar, tal "profissão" ganha mais respeitabilidade por parte da sociedade. Seria tudo fruto do acaso?

Recomendo: Brinquedos de um anjo caído

segunda-feira, 3 de junho de 2024

O SEGREDO DO PODER DO PAPADO

"Um estudo da Escritura Sagrada, feito com oração, mostraria aos protestantes o verdadeiro caráter do papado, e os faria aborrecê-lo e evitá-lo; mas muitos são tão sábios em seu próprio conceito que não sentem necessidade de humildemente buscar a Deus para que possam ser levados à verdade. Posto que se orgulhando de sua ilustração, são ignorantes tanto sobre as Escrituras como a respeito do poder de Deus. Precisam de algum meio de acalmar a consciência; e buscam o que menos espiritual e humilhante é. O que desejam é um modo de esquecer a Deus, que passe por um modo de lembrar-se dEle. O papado está bem adaptado a satisfazer às necessidades de todos estes. Está preparado para as duas classes da humanidade, abrangendo o mundo quase todo: os que desejam salvar-se pelos próprios méritos, e os que desejam ser salvos em seus pecados. Eis aqui o segredo de seu poder." GC 572.2

terça-feira, 21 de maio de 2024

CONTRAFAÇÕES SATÂNICAS DA VERDADE PRESENTE

 

1842 – movimento pré-pentecostal, com Philemon Steward liderando a seita dos tremedores. Ele ia diariamente a um monte onde, segundo o que afirmava, recebia a visita de um anjo que lhe trazia revelações consideradas dom de profecia.

1843 – John Nelson Darby introduziu o arrebatamento secreto em sua teoria acerca da segunda vinda de Jesus, o "dispensacionalismo".  

1844 – Joseph Smith Jr., fundador de A Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias, é assassinado (27 de junho). Na sequência, ocorre o movimento migratório dos mórmons de Illinois para o estado de Utah. Ainda em 1844, deu-se difusão ao Livro de Mórmon, publicado em 1830 por Joseph Smith, na pretensão de espírito de profecia e com valor normativo, para eles, igual ao da Bíblia.

- Em agosto, Karl Marx e Friedrich Engels se encontraram em Paris, iniciando uma parceria que estabeleceria o marxismo, uma ideologia materialista e revolucionária que anuncia um paraíso sobre a Terra.

- Em outubro, Robert Chambers lançou de forma anônima a obra Vestiges of the Natural History of Creation, propondo uma teoria natural de evolução cósmica e biológica.

1846 – movimento da santificação consumada. Membros praticavam o magnetismo; caíam em êxtase, não trabalhavam e diziam estar preparados para a trasladação.

- No dia 19 de setembro, duas crianças pastoras francesas, Mélanie Calvat e Maximin Giraud, vivenciam uma suposta aparição mariana no topo de uma montanha perto de La Salette, na França, agora conhecida como Nossa Senhora de La Salette.

1848 – o espiritismo moderno nasce em Hydesville, Nova Iorque, no lar da família Fox, colocando em xeque a verdade bíblica da imortalidade condicional, e impondo um sistema totalmente antibíblico de salvação.

1850 – movimento dos selados na Nova Inglaterra – as pessoas não poderiam pecar ainda que o quisessem.

1853 – começa em Michigan o movimento separatista conhecido como Partido Mensageiro; pouco depois se liga à Defecção da Era Porvir de Wisconsin; de curta duração.

1855 – movimento da falsa humildade – crentes rastejam como animais, mesmo nas ruas, até a igreja.

1858 – surge, também em Michigan, o partido dissidente A Esperança de Israel, logo desfeito, deixando alguns remanescentes que, em 1866, se uniram ao Partido Marion, de Iowa, formado por dois administradores da Associação local que se opuseram fortemente à organização da Igreja. O Partido Marion se tornou conhecido como Igreja de Deus (Adventista), um ramo que, em 1933, deu origem à Igreja de Deus (Sétimo Dia).

1858 e 1863 – o dom de línguas é explorado extravagantemente no leste dos Estados Unidos.

1859 – Charles Robert Darwin (1809-1882) propõe a teoria da evolução, em franco conflito com o pensamento criacionista, colocando em xeque a verdade bíblica do sábado. O primeiro resumo da teoria foi escrito em 1842, e ampliado no verão de 1844.

1887 – Dudley Marvin Canright abandona a Igreja, em desacordo com alguns dos ensinos dela, incluindo o do santuário. Em 1889, ele publicou Seventh-day Adventism Renounced, onde explica as razões de sua atitude e alinha argumentos contra o pensamento adventista.

1888 – o legalismo quase rechaça o tema da justificação pela fé na Assembleia de Minneápolis.

1893 – Ana Phillips, de Battle Creek, alega receber visões autênticas, mas, felizmente, logo se deixou dissuadir por um testemunho de Ellen G. White.

1900 – heresia da carne santa adotada por um grupo de Indiana – assumiam o perfeccionismo de que Cristo, na agonia do Getsêmani, fora ali revestido de carne imaculada, semelhante à de Adão antes da queda, e de que o crente deveria buscar a mesma experiência. Partidários da ideia criam que a pessoa, uma vez reavivada pelo Espírito Santo, não mais pecaria nem viria a morrer. Aqui ficava evidenciado que o perfeccionismo, manifestado desde o princípio, estaria sempre perseguindo a Igreja; mais recentemente, Robert D. Brinsmead encabeçou o movimento “chamado ao santuário”, considerado “uma versão mais refinada da heresia da carne santa”.

1902 – o panteísmo do Dr. John Harvey Kellogg, com a adesão de Ellet J. Waggoner, um dos campeões da justificação pela fé na Assembleia de Minneápolis, alguns médicos e outros pastores. O movimento em torno do assunto começara antes de findar o século.

1905 – defecção de Albion Fox Ballenger, contrariando a doutrina do santuário celestial conforme sustentada pela Igreja, controvérsia que reapareceria mais tarde com William W. Fletcher, Louis R. Conradi, E. B. Jones, e, mais recentemente, Desmond Ford.

1914 – Primeira Grande Guerra, o problema na Alemanha – um grupo se separa da Igreja, dando origem aos chamados reformistas. A Igreja Adventista do Sétimo Dia é acusada de ser Babilônia, ideia propagada desde 1893 nos Estados Unidos. 

1916 – Margarida Rowen alega ser a sucessora de Ellen G. White (que falecera em 16 de julho de 1915), e cria a Reforma Adventista do Sétimo Dia Rowenita. De lá para cá, não tem faltado quem assim alegue. Mais recentemente, Jeanine Sautron, da França, impôs-se, criando o movimento do Remanescente, com representação em várias partes do mundo, inclusive no Brasil; mas o movimento feneceu tão logo a “profetisa” veio a falecer.

1929 – Victor T. Houteff, adventista de Los Angeles, cria o movimento A Vara do Pastor, especificamente objetivando uma convocação para a reforma e formação dos 144 mil. Em 1935, ele e seu grupo se transferiram para Waco, Texas, e criaram, numa fazenda local, o Centro Monte Carmelo, onde pretendiam reunir os 144 mil e prepará-los para a trasladação, não para o Céu, mas para a Palestina, onde formariam, em regime de teocracia, o novo reino de Davi. Daí coordenariam a conclusão da obra de pregação do evangelho no mundo para que Cristo pudesse retornar. Mas por ocasião da morte de Houteff em 1955, reuniam-se em Monte Carmelo apenas 125 seguidores. Finalmente, um outro ex-adventista, o texano Vernon Hoell, que passou a se identificar como David Koresh, reorganizou o movimento, agora com o nome Adventistas do Sétimo Dia – Ramo Davidiano. O movimento, com forte sabor apocalíptico, prosseguiu até o trágico desfecho de 19 de abril de 1993, quando mais de 90 pessoas morreram carbonizadas, pressionadas por um cerco policial que já durava vinte dias. De fato, quando pessoas se lançam numa obra para a qual Deus não as chamou, mas imaginam que precisam “reformar” a Igreja, ignorando, todavia, como Deus a tem conduzido e continuará a conduzir, é difícil prever até onde o inimigo as levará, e que triste fim as aguarda. E o pior de tudo é que o nome “adventistas do sétimo dia” estava lá, para ser veiculado negativamente nos noticiários mundiais.

Década de 1980 – Tem início no seio do adventismo o movimento antitrinitário moderno, fundamentado no pressuposto de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia apostatou por vir a crer na Trindade, e reclamando, destarte, um retorno, como alegam seus partidários, à crença dos pioneiros. Originário dos Estados Unidos, o movimento, qual onda avassaladora, praticamente se alastrou por todo o mundo.

RAMOS, José Carlos. "O Ômega da Apostasia: À imagem e semelhante do Alfa". Parousia, 1º semestre de 2006, p. 120-122.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS ESSENCIAIS NA ROÇA

 

Alicate de poda

Arame farpado

Balde

Biscó 

Enxada

Enxadão

Calças e camisas de manga comprida

Carrinho de mão 

Cavadeira

Cesto

Chibanca

Colher de pedreiro 

Cordas

Facão 

Foice 

Fósforo

Galão

Galochas

Grampos para cerca

Lamparina

Lampião

Machado

Mangueira

Martelo

Motosserra 

Pregos

Querosene

Rastelo

Serrote

Serrote de poda

Turquesa

Velas

segunda-feira, 13 de maio de 2024

IMPACTOS DO SOM ALTO

 

A medição acima foi feita numa IASD de Vitória, no último sábado (11/05/2024), a partir do último banco do templo. O aplicativo usado - o Decibelímetro - não é muito preciso. Portanto, é possível que a intensidade do ruído tenha sido ainda maior. Recomendo o corte da palestra do irmão Leandro Dalla, Malefícios do Som Alto.

Recomendo a tabela Impactos do Som Alto, elaborada a partir da compilação de dados fornecidos pela OMS, pela USP e pela NBR.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

FRUTOS DO POVO REMANESCENTE

"Quando os fazendeiros procuram recomendar ou exibir seus produtos, não apresentam os espécimes inferiores, mas sim os melhores. As mulheres se esmeram em apresentar as melhores barras de manteiga dourada, modeladas e graciosamente estampadas. Os homens trazem a melhor produção de verduras de toda espécie. Apresenta-se a melhor e mais atraente produção agrícola e sua aparência conceitua os habilidosos trabalhadores. A variedade de frutas — maçãs, pêssegos, morangos, laranjas, limões e ameixas — é muito atraente e os que observam os produtos das hortas e pomares ficam desejosos de poder morar no campo onde teriam a oportunidade de cultivar o solo.

Por que os cristãos, que vivem nestes dias finais, não revelam os frutos mais atraentes de ações altruístas? Por que os frutos do povo que observa os mandamentos de Deus não aparecem nas melhores manifestações de boas obras? Suas palavras, seu comportamento, seus trajes deveriam produzir frutos da melhor qualidade." OA 360

terça-feira, 7 de maio de 2024

AÇÕES DE SATANÁS


Porto Alegre, maio de 2024.

"Ao mesmo tempo em que aparece aos filhos dos homens como grande médico que pode curar todas as enfermidades, trará moléstias e desgraças até que cidades populosas se reduzam à ruína e desolação. Mesmo agora está ele em atividade. Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo o seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais frequentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. “A Terra pranteia e se murcha”, “enfraquecem os mais altos dos povos. ... Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna.” Isaías 24:4, 5." GC 589.3

"Nas últimas cenas da história terrestre, grassará a guerra. Haverá epidemias, pragas e fomes. As águas do oceano transporão seus limites. Propriedades e vidas serão destruídas pelo fogo e por inundações. Deveríamos estar nos preparando para as mansões que Cristo foi preparar para os que O amam. — Maranata, 172." EF 24.2

"O fim está perto, e cada cidade será transtornada de todos os modos. Haverá confusão em todas as cidades. Tudo que puder ser abalado há de ser abalado, e não sabemos o que virá em seguida. Os juízos serão de acordo com a iniquidade das pessoas e a luz da verdade que elas tiveram. — Manuscript Releases 1:248." EF 111.3

"Quem dera que o povo de Deus tivesse uma ideia da impendente destruição de milhares de cidades, agora quase dominadas pela idolatria! — Evangelismo, 29." EF 111.4

"Está próximo o tempo em que grandes cidades serão destruídas, e todos devem ser advertidos destes juízos vindouros." EF 111.5

"O Senhor virá muito logo, e estamos no limiar das cenas de calamidade. Agentes satânicos, embora invisíveis, estão a atuar para destruir vidas humanas. Mas se nossa vida se acha escondida com Cristo em Deus, veremos Sua graça e salvação." TS3 221.5

segunda-feira, 6 de maio de 2024

UMA OU DUAS FAMÍLIAS NO CAMPO

"Os membros de nossas igrejas podem realizar um trabalho que, por enquanto, mal iniciaram. Nenhum deles deverá mudar-se para outras localidades simplesmente por interesse de vantagens terrenas; mas aonde houver oportunidade de ganhar a subsistência, vão as famílias que estejam bem firmadas na verdade, uma ou duas numa localidade, para trabalhar como missionários. Deverão sentir amor às almas, a responsabilidade de por elas trabalharem, e estudar a maneira de atraí-las para a verdade. Poderão distribuir as nossas publicações, realizar reuniões em suas casas, fazer-se amigos dos vizinhos, e convidá-los para frequentarem essas reuniões. Dessa maneira poderão fazer brilhar a sua luz por meio de boas obras." VC 33.2


Outras orientações:

  • não aglomerados, mas espalhados (T8 244.2-3)
  • não formar colônias, ou se agrupar em grandes comunidades (T8 244.2-3)
  • "não vos aglomereis num só lugar" (FEC 495.4)
  • aumentar e ampliar [espalhar], mas não num só lugar, dividir e difundir para lugares onde nada ou quase nada foi feito (TM 254.2)
  • "algumas famílias que foram separadas podem estar unidas nesses lugares" (Manuscrito 50, 1903)

terça-feira, 23 de abril de 2024

CALENDÁRIO AGRÍCOLA

Veja abaixo um resumo do que deve ser plantado em cada mês, de acordo com as condições climáticas típicas de cada região do Brasil:


Janeiro

Centro-Oeste: Algodão, arroz, feijão, milho;

Norte: Algodão, arroz, guaraná, soja, sorgo;

Nordeste: Algodão, arroz, feijão, amendoim, milho, soja, sorgo;

Sudeste: Feijão, milho;

Sul: Feijão, milho, sorgo.


Fevereiro

Centro-Oeste: Algodão, tomate, feijão, girassol, milho, sorgo

Nordeste: Algodão, arroz, feijão, amendoim, manga, milho, sorgo

Norte: Algodão, arroz, feijão, milho, soja, sorgo

Sudeste: Feijão, cebola, amendoim, milho, sorgo

Sul: Feijão, milho


Março

Centro-Oeste: Feijão, girassol, milho, sorgo, aveia

Nordeste: Algodão, amendoim, mandioca, milho, sorgo

Norte: Arroz, feijão, milho, soja

Sudeste: Algodão, alho, feijão, amendoim, girassol, milho, sorgo, trigo

Sul: Milho


Abril

Centro-Oeste: Girassol, sorgo, aveia, trigo

Nordeste: Algodão, feijão, girassol, sorgo

Norte: Amendoim, arroz, feijão, milho, soja

Sudeste: Batata, feijão, girassol, sorgo, trigo

Sul: Aveia, erva-mate, feijão, milho, trigo


Maio

Centro-Oeste: Aveia, trigo

Nordeste: Algodão, feijão, girassol, sorgo

Norte: Amendoim, feijão, milho, soja

Sudeste: Trigo, feijão, trigo

Sul: Feijão, aveia, trigo


Junho

Centro-Oeste: Trigo

Nordeste: Algodão, feijão

Norte: Soja

Sudeste: Feijão

Sul: Aveia, trigo


Julho

Nordeste: Feijão

Norte: Milho

Sudeste: Ameixa, pêssego, uva, feijão

Sul: Ameixa, uva, aveia, trigo


Agosto

Nordeste: Fumo

Norte: Milho, feijão, trigo

Sudeste: Tomate, milho

Sul: Feijão, fumo, milho, tomate, girassol, milho


Setembro

Centro-Oeste: Arroz, feijão, mandioca, milho, soja

Nordeste: Cana-de-açúcar

Norte: Mandioca, feijão, milho, trigo

Sudeste: Amendoim, arroz, mandioca, milho

Sul: Amendoim, arroz, café, feijão, soja, girassol, milho


Outubro

Centro-Oeste: Cana-de-açúcar, arroz, feijão, milho, soja, milho

Nordeste: Arroz, feijão, milho, soja, milho

Norte: Arroz, feijão, milho, soja

Sudeste: Algodão, arroz, amendoim, café, cana-de-açúcar, cítricos, feijão, milho, soja

Sul: Cítricos, amendoim, feijão, girassol, milho, soja, sorgo


Novembro

Centro-Oeste: Algodão, amendoim, arroz, milho, soja

Nordeste: Algodão, arroz, girassol, milho, soja, sorgo

Norte: Arroz, feijão, milho, soja

Sudeste: Algodão, arroz, amendoim, milho, soja

Sul: Amendoim, feijão, milho, soja, sorgo


Dezembro

Centro-Oeste: Arroz, milho, soja

Norte: Algodão, arroz, milho, soja, sorgo

Nordeste: Algodão, arroz, uva, girassol, milho, soja, sorgo

Sudeste: Algodão, arroz, amendoim, milho, soja

Sul: Maçã, amendoim, feijão, milho, soja, sorgo


In: https://blog.conectaragro.com.br/calendario-agricola-2024/

sexta-feira, 19 de abril de 2024

A NOBREZA DA VIDA NO CAMPO

"Veremos agricultores que não são grosseiros, ásperos e indolentes, descuidados com o vestuário e a aparência de seus lares; antes porão gosto em suas casas. Os quartos serão ensolarados e convidativos. Não veremos tetos enegrecidos, cobertos de panos cheios de pó e sujeira. A ciência, a engenhosidade e a inteligência manifestar-se-ão no lar. O cultivo do solo será considerado elevado e enobrecedor. A religião pura e prática se manifestará em tratar a terra como a casa do tesouro de Deus. Quanto mais inteligente se torna o homem, tanto mais dele deve irradiar a influência religiosa. E o Senhor deseja que tratemos a terra como um tesouro precioso que nos foi emprestado em confiança." TM 244.2

quinta-feira, 18 de abril de 2024

O PERIGO TAMBÉM RONDA OS AGRICULTORES

"Quando pastores, agricultores, negociantes, advogados, grandes e pretensos bons homens exclamarem: “Paz e segurança!”, sobrevirá repentina destruição." EF 233.1

"Quando Ló advertiu os membros de sua família da destruição de Sodoma, eles não quiseram atender a suas palavras, mas o consideraram um entusiasta fanático. A destruição que ocorreu encontrou-os desprevenidos. Assim será quando Cristo vier — agricultores, negociantes, advogados, comerciantes, estarão inteiramente absortos nos negócios, e o dia do Senhor virá sobre eles como um laço." EF 232.4

"Assim será quando Cristo vier. Agricultores, negociantes, legisladores, comerciantes, estarão todos absorvidos nos negócios, e sobre eles virá o dia do Senhor como um laço." VF 33.7