domingo, 5 de maio de 2013

[Sola Escriptura] Fundação e 1ª série de estudos

Sola Escriptura é uma expressão em latim que significa "somente a Escritura". Foi um dos motes dos reformadores, no século XVI.

Os adventistas do sétimo dia, herdeiros diretos da Reforma Protestante, já foram considerados "o povo da Bíblia". Para continuar fazendo jus à fama, a direção do Minicentro Ellen G. White de nossa igreja fundou um Grupo de Investigação Bíblica, o Sola Escriptura (em 04/05/2013). O Minicentro promoverá o Sola Escriptura e este, por sua vez, fortalecerá as atividades do Minicentro. 

O primeiro debate do Grupo ocorreu no dia 8 de junho, na sala de jovens. O tema foi "A Reforma e o seu legado". Analisamos a contribuição da Reforma para o estudo das Escrituras, destacando a livre interpretação das mesmas e a aplicação dos princípios hermenêuticos à leitura e interpretação dos textos sagrados. O texto-base foi O Grande Conflito (caps. 7-11). 

A discussão prosseguiu no dia 06 de julho, mas não se encerrou. Num dia ainda a ser divulgado, nós terminaremos de repassar o artigo "Interpretando as Escrituras: um 'decálogo' hermenêutico", de R. M. Davidson. Para baixá-lo, clique AQUI. Leia-o! Você não se arrependerá.

Ajude a divulgar esta postagem. Para maiores informações, procure o Raphael ou o Lucas. 

***
Texto complementar e ilustrações

Guilherme Miller (1782-1849), um dos precursores do movimento adventista, redigiu 13 regras de interpretação bíblica. Recomendamo-as veementemente para reforçar o nosso estudo. Para baixar o texto, clique AQUI.

Sugerimos também o documentário Uma História do Cristianismo. A 1ª parte do episódio "Reforma: o indivíduo diante de Deus" pode ser vista AQUI (as outras duas partes estão no canto direito, logo abaixo. Saiba mais: leia um COMENTÁRIO). 

Na noite do dia 06/07 o Minicentro exibiu o filme A man for all seasons (na tradução brasileira, "O homem que não vendeu sua alma"). O filme é legendado, tem a duração de 1h e 55 min., e foi dirigido por Fred Zinnemann em 1966. Leia uma crítica ao filme AQUI

[Minicentro EGW] Objetivos, importância e acervo


"E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal. E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Farei saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão." Josué 4:20-22.
A hora é de recordarmos o significado das pedras. Entre o fim de 2009 e o início de 2010, lançava-se na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de São Pedro III a 1ª "pedra" do Minicentro Ellen G. White. Três anos e meio depois, no dia 17/06/2013, a última "pedra" foi posta, com o credenciamento concedido pelo Centro White Brasil. 

A inauguração propriamente dita do Minicentro ocorreu no dia 13/07/2013. Confira qual foi a PROGRAMAÇÃO. Nós nos preocupamos com cada detalhe do culto. Para os momentos de louvor, por exemplo, preparamos uma SELEÇÃO de hinos dos pioneiros. Veja também o TEXTO COMEMORATIVO aos 150 anos da IASD.

Assim, está à disposição dos membros locais um rico tesouro oriundo do Espírito de Profecia e de outras obras. O público poderá ter acesso ao ACERVO BIBLIOGRÁFICO aos domingos (das 18h00 às 19h15); às sextas-feiras (das 18h30 às 19h45) o Minicentro abrirá caso haja algum agendamento. Aos sábados e quartas-feiras, abriremos após os cultos, apenas para conceder empréstimos e receber devoluções. 

Mas, o que é, precisamente, o Minicentro Ellen G. White? 

Os Minicentros Ellen G. White são pequenos núcleos estabelecidos para o estudo da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White, com o propósito de fortalecer as congregações locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Estes centros, que possuem um acervo de materiais principalmente em português, foram idealizados para servirem às igrejas locais e às escolas da denominação, assim como o Ellen G. White Estate da Associação Geral e os 21 Centros de Pesquisas Ellen G. White espalhados ao redor do mundo ajudam a difundir os escritos de Ellen G. White para as treze Divisões da IASD. A rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil permitirá que a influência do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil seja transmitida, mais efetivamente, para as igrejas locais e instituições educacionais deste país.

Quais são os seus objetivos, a sua importância para os nossos dias?

A abertura do Minicentro Ellen G. White certamente beneficiará a IASD de São Pedro III de várias formas. Sob fortes influências do existencialismo, do pluralismo e do ecumenismo, muitos membros estão perdendo sua identidade adventista. Assim, o Minicentro proverá a oportunidade para que os membros da Igreja fortaleçam sua fé e seu conhecimento da Palavra de Deus.
Este é um tempo em que os cristãos estão sendo fortemente sacudidos pelos ventos de falsas doutrinas (Efésios 4:14) e pelas tempestades de todo tipo de críticas à Igreja. Tais desafios aumentarão cada vez mais à medida que nos aproximarmos do fim deste mundo. O estabelecimento do Minicentro Ellen G. White ajudará os membros a melhor se prepararem para enfrentarem essas dificuldades, e para responderam de forma mais convincente àqueles que indagarem sobre a razão de sua fé e esperança (I Pedro 3:15).

(Extraído de CENTRO WHITE, com adaptações)