Sola Escriptura é uma expressão em latim que significa "somente a Escritura". Foi um dos motes dos reformadores, no século XVI.
Os adventistas do sétimo dia, herdeiros diretos da Reforma Protestante, já foram considerados "o povo da Bíblia". Para continuar fazendo jus à fama, a direção do Minicentro Ellen G. White de nossa igreja fundou um Grupo de Investigação Bíblica, o Sola Escriptura (em 04/05/2013). O Minicentro promoverá o Sola Escriptura e este, por sua vez, fortalecerá as atividades do Minicentro.
O primeiro debate do Grupo ocorreu no dia 8 de junho, na sala de jovens. O tema foi "A Reforma e o seu legado". Analisamos a contribuição da Reforma para o estudo das Escrituras, destacando a livre interpretação das mesmas e a aplicação dos princípios hermenêuticos à leitura e interpretação dos textos sagrados. O texto-base foi O Grande Conflito (caps. 7-11).
A discussão prosseguiu no dia 06 de julho, mas não se encerrou. Num dia ainda a ser divulgado, nós terminaremos de repassar o artigo "Interpretando as Escrituras: um 'decálogo' hermenêutico", de R. M. Davidson. Para baixá-lo, clique AQUI. Leia-o! Você não se arrependerá.
Ajude a divulgar esta postagem. Para maiores informações, procure o Raphael ou o Lucas.
***
Texto complementar e ilustrações
Guilherme Miller (1782-1849), um dos precursores do movimento adventista, redigiu 13 regras de interpretação bíblica. Recomendamo-as veementemente para reforçar o nosso estudo. Para baixar o texto, clique AQUI.
Sugerimos também o documentário Uma História do Cristianismo. A 1ª parte do episódio "Reforma: o indivíduo diante de Deus" pode ser vista AQUI (as outras duas partes estão no canto direito, logo abaixo. Saiba mais: leia um COMENTÁRIO).
Na noite do dia 06/07 o Minicentro exibiu o filme A man for all seasons (na tradução brasileira, "O homem que não vendeu sua alma"). O filme é legendado, tem a duração de 1h e 55 min., e foi dirigido por Fred Zinnemann em 1966. Leia uma crítica ao filme AQUI.