Como o papado é a besta e é o Rei do Norte, então o outro poder deve ter uma relação de ponto/contraponto com ele. Analisemos os opostos e os complementares para ver se isso funciona:
- O papado surgiu de dentro de Roma. O Islã se expandiu pelo território austral do Império Romano, e a Roma papal dominava a parte setentrional.
- Daniel disse que o chifre pequeno, o papado, desarraigaria três chifres, e o fez — os hérulos, os vândalos e os ostrogodos. O Islã conquistou três regiões: o Norte da África, o Oriente Médio e a Turquia.
- Ambos poderes têm um "homem à frente" — um, o papa, e o outro, Maomé, e mais tarde um califa. Pergunte a um membro da igreja católica romana: "Quem é o homem à frente da sua igreja?" Ele dirá: "O papa". Pergunte então a um muçulmano: "Quem é o homem à frente do seu movimento?" E ele responderá: "Maomé". Depois de Maomé, o islamismo frequentemente teve um califa, o líder de um califado. Houve um califado árabe até a época das Cruzadas, depois o califado otomano ou turco. No dia 29 de junho de 2014, foi proclamado o Califado do Daesh.
- Os dois poderes seriam "diversos", ou diferentes, dos poderes anteriores. Ambos mudam de ser um poder político para ser um poder religioso. A Roma pagã era política, enquanto a Roma papal era política e religiosa. O Egito, sob os Ptolomeus, era político. Mas o Islã é, ao mesmo tempo, vigorosamente político e religioso. O mundo antigo não separava os governos em esferas religiosas e políticas. O líder costumava ser o sacerdote principal da religião nacional. Mas a Roma papal e o islamismo enfatizaram os aspectos religiosos muito mais do que os governos antigos. Eles se concentraram principalmente na conquista religiosa.
- Eles são caracterizados por "falar grandes coisas", ou blasfêmias. O termo anticristo também é aplicável. O termo grego traduzido como "anticristo" significa "no lugar de Cristo" ou "contra Cristo". O papado alega governar no lugar de Cristo. O Islã nega a divindade de Cristo.
- Eles "destruiriam os santos". Durante as Cruzadas e a Inquisição, o papado assassinou muçulmanos, judeus e cristãos que não acreditavam como eles. O Islã assassinou cristãos, judeus e muçulmanos que não acreditavam como eles, embora às vezes ambos pudessem ser muito tolerantes (como aconteceu especialmente na Espanha islâmica).
- A eles "o dragão deu... o seu trono", ou a capital do Império Romano. O Império Romano tinha duas capitais. O imperador Constantino mudou a capital da cidade de Roma para Constantinopla. Após ser abandonada, a cidade de Roma tornou-se o centro do poder papal. A partir de 1453, Constantinopla foi rebatizada como Istambul, a capital do Califado Turco Otomano. Isso durou vários séculos. O papado recebeu uma capital do Império Romano e o Islã recebeu a outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário